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  • Foto do escritorTiago Zaniratti

Terapia On-line

Cada vez mais comum, principalmente depois da pandemia de Covid-19 e da necessidade de isolamento social, a terapia on-line tem sido um poderoso recurso de auto-conhecimento. Você já pensou em fazer terapia neste formato? Aqui estão algumas dicas e incentivos.



O principal questionamento de quem cogita a terapia on-line pela primeira vez é sobre a eficácia. Estudos que indicam que a eficácia da terapia on-line é comparável à terapia convencional, inclusive no que diz respeito ao estabelecimento do vínculo terapêutico. Pesquisas sugerem que a qualidade da relação profissional-paciente na terapia on-line pode ser tão sólida quanto nas configurações presenciais, destacando a importância do engajamento e da comunicação efetiva, independentemente do meio utilizado. A vinculação segue sendo a chave para a boa evolução do processo de psicoterapia, independente do formato da sessão.


Dito isso, aqui estão algumas vantagens da terapia on-line:

  • Optar por terapia online oferece uma flexibilidade única, eliminando barreiras geográficas e permitindo que os indivíduos acessem apoio profissional no conforto de seus lares. Essa modalidade também facilita a agenda, tornando o processo mais acessível a quem tem um cotidiano movimentado.

  • Além da conveniência, a terapia on-line promove um ambiente menos formal que pode favorecer a expressão emocional e incentivar uma comunicação mais aberta, aumentando a eficácia do tratamento e fortalecendo a relação terapêutica.

Para dar o pontapé inicial na busca por terapia on-line é preciso estar atento em dois tópicos fundamentais. O primeiro é verificar se o profissional está devidamente habilitado para prestar este tipo de serviço nas redes. Além de ser obrigatória a formação em psicologia em instituição reconhecida pela autoridade nacional de educação, o profissional precisa estar regularizado no conselho de psicologia e ter cadastro no E-psi que está ligado ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Psicologia. Faça a consulta aqui.

A segunda questão é meramente técnica, mas muito importante. Para o bom andamento da sua sessão de terapia on-line, você precisa:


  1. Conexão estável: Certifique-se de ter uma conexão de internet estável para evitar interrupções durante a sessão, garantindo uma experiência mais fluída.

  2. Ambiente tranquilo: Escolha um local silencioso e privado para a sessão, minimizando possíveis distrações e garantindo a confidencialidade do diálogo.

  3. Teste prévio: Faça um teste prévio com o software de video-chamada para se familiarizar com as funcionalidades e resolver qualquer problema técnico antes da sessão.

  4. Iluminação adequada: Certifique-se de ter uma boa iluminação no ambiente para que o terapeuta consiga ver você claramente e a comunicação seja mais eficaz.

  5. Câmera e microfone funcionando: Verifique se sua câmera e microfone estão operacionais para garantir uma interação eficiente e sem obstáculos técnicos.

  6. Fones de Ouvido: O uso de fones de ouvido pode melhorar a qualidade do som e garantir maior privacidade durante a sessão.


Vamos fazer terapia on-line? Agende aqui.

Ah, em 2020 em plena pandemia gravamos um Podcast falando sobre a terapia on-line. Você pode ouvir aqui.


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