Saiba como obter reembolso do plano de saúde para a sua sessão de terapia
Quase todos os dias recebo essa questão nas minhas redes sociais. Para facilitar, resolvi postar aqui algumas dicas para que você possa fazer sua sessão de terapia tranquilo.

Desde 2021, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamenta o reembolso de consultas com psicólogos para quem possui plano de saúde. Se você tem dúvidas sobre seus direitos, aqui explico de forma simples como funciona esse processo.
O que diz a normativa da ANS?
A Resolução Normativa nº 465 de 2021, estabelece que os planos de saúde são obrigados a oferecer cobertura para consultas com psicólogos. Essa cobertura pode ser feita diretamente, por meio da rede credenciada do plano, ou através de reembolso quando o paciente opta por um profissional fora da rede.
Como solicitar o reembolso?
O processo de reembolso varia de acordo com cada plano de saúde, mas, em geral, segue os seguintes passos:
• 1. Verifique se seu plano permite reembolso: Consulte seu contrato ou entre em contato com sua operadora de plano de saúde para confirmar se o plano oferece essa possibilidade.
• 2. Escolha um psicólogo particular: Se preferir atendimento fora da rede credenciada, você pode escolher um profissional particular e pagar diretamente pela consulta.
• 3. Guarde o recibo: É essencial pedir ao psicólogo que emita o recibo com o valor da consulta. Esse documento será solicitado para o reembolso.
• 4. Solicite o reembolso ao plano: Após a consulta, envie à operadora do plano a nota fiscal ou recibo e outros documentos exigidos, como o recibo e o pedido médico (caso necessário).
Qual o valor do reembolso?
O valor reembolsado varia de acordo com o plano de saúde. O reembolso não necessariamente cobrirá o valor total da consulta, mas deve respeitar o que está estabelecido no contrato do seu plano.
Prazo para receber o reembolso
A operadora de plano de saúde tem um prazo de 30 dias para processar sua solicitação e efetuar o pagamento do reembolso, conforme regulamentado pela ANS.
Dicas para facilitar o processo:
• Verifique com antecedência quais documentos são exigidos para o reembolso.
• Guarde cópias de todos os documentos enviados.
• Acompanhe o prazo de resposta da operadora.
A normativa da ANS garante que você, como beneficiário de um plano de saúde, tem o direito de ser reembolsado por consultas psicológicas realizadas fora da rede credenciada. Conhecer seus direitos e seguir os passos indicados facilita o processo e garante que você tenha acesso ao cuidado necessário. Gostou? Quer agendar sua sessão de terapia?
Comments